Muito bem, amigos! É com muito suor e orgulho que
vamos explorar o Universo de Britannia em Ultima IV. Prepare seu espírito e sonde seu coração e vamos lá!
Decidimos tratar este Guide com quatro partes: A parte
de regras, a parte de ambientação, as magias e a parte de spoillers.
Disponibilizamos para nossos leitores o Livro de Magia e o Livro Cenário, que
na visão de Richard Garriot, seu criador, deveriam interagir virtualmente
jogo-livro. Como estão em inglês, decidi jogar um pouco de luz, explicando
regras e resumindo os conceitos (pedi um pouco de ajuda a um amigo meu,
professor de inglês).
PARTE 1 – REGRAS
TELA INICIAL
Quando ligar o game, aparecem 3 opções:
JOURNEY ONWARD – Continua a partir do Save.
INITIATE NEW GAME – Cria novo personagem
|
RETURN TO
THE VIEW – Volta à Tela de apresentação.
Telas de Comandos e Status
Na Tela principal aparecem informações básicas como a
Fase da Lua (Importante para saber quando abrem os Moongates), G (Peças de
Ouro) e F (Comida). No nome do personagem aparece o número de Vidas, mais a
Saúde (G – Bom, S – Sono, P – Envenenado, D - Morto) e o ponto de magia.
Eis os Menus que aparecem no seu jogo:
COMMANDS
(1)
Talk
– seleciona
uma pessoa para conversa (name - apresentação , job – ocupação, health –
“como vai a saúde?”, join – reúne ao grupo, give - doação)
Attack
– escolhe
a direção do alvo e aperte “ botão 2”
Magic
–
seleciona um sub comando.
Get
chest – Pega objetos com “botão 2”. Fazer em Towners
significa roubo.
Ready
– Prepara
arma ou armadura em particular.
|
Search
– Procura Itens
no terreno, em especial as Runas.
Camp – Seleciona um sub
menu:
MAGIC
(2)
Cast a Spell – Conjura a Magia
já preparada. Mas deve ter em mente que depois de um tempo, a mistura não
funciona mais.
Mix
reagents – Faz a “Alquimia” dos componentes.
Primeiro seleciona a Magia, depois os Componentes Certos e clique “Mix”.
Magias podem falhar e as mais poderosas podem explodir na cara do personagem.
Pressione
o botão 1 para cancelar o comando.
|
CAMP
(3)
Rest
– para no terreno e acampa, podendo recuperar até 1/2 HP. Apenas procure o
lugar mais seguro para fazê-lo.
New
order – Organiza o grupo.
Status
– Vê
a situação dos personagens, selecione com o direcional na lateral para mudar
o personagem, e vertical para checar os itens, runas e reagents.
|
Save
– Salva
o jogo, mas apenas em campo aberto.
OK, ficou mais fácil agora se virar naquela
loucura de menu em inglês, né?
Vamos ver o Status dos Personagens.
Gender (mano ou
mina?)
Food (Provisões
individuais)
Name
Profession (Classe do Personagem)
Condition (Good, Sleep, Poisoned, Dead)
Level (começa com 1 a 3, seu grupo só pode ter um número igual ao seu nível)
Strength
Dexterity
Intelligence
Magic Power
(Gasta com mágica)
MP Maximum
(sempre 0 em Fighters ou Shepherds)
Hit Points (Vidas
atuais)
HP Maximum (Ponto máximo do Level) |
Dica: Lord British é como um dos Reis Taumaturgos: Ele irá curar quem disser que não está bem, além de ressuscitar o personagem principal. |
TRANSPORTES E FASES DA LUA
Moongates – A melhor forma de atravessar o mundo de
Britannia é usando os moongates, portais que se abrem de acordo com a fase da
lua, uma lua para a ida (Trammel) outra para escolher o destino (Felucca). É importante entender
que um portal só leva a lugares 2 ou 3 específicos.
Quando há Duas Luas Cheias (por exemplo, no Moongate perto de Minoc) ou Duas Luas Novas, você pode ser teleportado para um lugar todo especial, ou encontrar itens raríssimos como o Nightshade e o Mandrake Root.
Quando há Duas Luas Cheias (por exemplo, no Moongate perto de Minoc) ou Duas Luas Novas, você pode ser teleportado para um lugar todo especial, ou encontrar itens raríssimos como o Nightshade e o Mandrake Root.
Será necessário após certo tempo de alguns meios de
transportes. O cavalo ajuda a economizar comida e fugir de inimigos. O barco
atravessa os mares sem precisar usar os moongates. Os barcos você poderá ganhar
de piratas que fizerem a besteira de enfrentar você. Um aparecerá na lagoa ao
leste de Britannia e outro nas proximidades de Minoc e Verity Isle. Basta
apertar 2 para embarcar e 1 para ir a pé.
PARTE 2- LIVRO DE MAGIA
Bem senhores aprendizes de Magia, catalogamos todos os elementos mágicos e lista de magia do Manual:
Eles podem custar de 2 a 9 Golds de acordo com o lugar. Os raríssimos são negociados.
Elementos Mágicos
Comum
Sulfurous
Ash - útil na geração de fogo. É cor de açafrão
e, quando queimado, emite um odor indicativo de sua grande força mística. não é uma substância rara. útil para Energy Field e Magic Missile e magias baseadas
em luz.
Ginseng
– famosa por propriedades medicinais. Encontrado em toda Britannia, mas a usada em mágicas tem
raiz preta. Usada para magias de metabolismo como Cure e Sleep.
Garlic
– Encontrado nos jardins de Britannia, e na cozinha. Seu aroma tem propriedades
mágicas. Usada em magias variadas, como afastar o mal.
Incomum
Spider
Silk – A seda da aranha tem o poder natural da aderência e da resistência. Esta
é a teia da mortal Aranha Albino Ghoul.
Blood
Moss - um fungo vermelho escuro que ataca as lavouras.
Lida com movimento desde Levitação a Terremotos.
Black
Pearl – a Pérola Negra só se forma quando a origem da
grande pérola é outra pérola de muito menor tamanho e se forma pela morte da
ostra. Relacionadas com magias que tem um trajeto ou proteção como a concha.
Raríssmo
Nightshade - um cogumelo muito
raro que só é encontrada nas florestas mais remotas. Suas principais propriedades mágicas estão
conectados com o uso de veneno e a criação de ilusões tão reais que eles podem
colocar o mais poderoso guerreiro no chão.
Mandrake Root - raiz da planta venenosa é
imediatamente reconhecível por sua forma humana e sua cor vermelha. Só é
encontrado em terreno pantanoso. Suas propriedades dão nova forma ao próprio mundo que nos rodeia.
Para acessar alguns segredos, é preciso ler as Runas |
CONJURAÇÃO DOS ENCANTOS
NÍVEL BAIXO (5 A 10 MP)
Light - muitas vezes, o primeiro feitiço adquirido pelo feiticeiro, para iluminar dungeons (Ash Sulphurous)
Cure – Criado pelo grande Jaanth Nor, essa magia cura o efeito de veneno (Ginseng e Garlic)
Open - Para contornar mecanismos sinistros, canta "Appar Unem” para abrir caixas. (Sulphurous Ash, Blood Moss)
Awaken* -Retira a influencia de sono. Oposto da Magia Sleep. (Ginseng e Garlic)
Magic Missile - um simples feitiço que faz realmente inspirar temor de pouca despesa para o mago ( 2 Sulphurous Ash e Black Pearl)
Up - As duas formas mais elementares de teletransporte ambos têm nomes estranhos. O mais difícil dos dois é conhecido pela letra "Y", em homenagem ao mago Yenthak Gnor. Sobe um andar na masmorra (Blood Moss and Spider Silk)Down -"Z" ou para baixo feitiço é talvez o mais simples de todos os feitiços de teletransporte. Ele requer os mesmos componentes que o "Y" Desce um andar na masmorra. (Blood Moss and Spider Silk)Wind Change - Uma vez a bordo do navio, a maioria dos viajantes se encontram à mercê da natureza caprichosa com seus ventos em constante mudança. A magia persuade o vento para uma direção mais favorável. (Sulphurous ash e Blood Moss)
NÍVEL INTERMEDIÁRIO (15 A 20 MP)
Heal – Magia do verdadeiro caminho do bem. Cura ferimentos físicos.
(Ginseng, Spider Silk)
Blink – Permite o mago viajar, só pode mover as distâncias perceptíveis à mente de uma pessoa comum. (Spider Silk e Blood Moss)
Fireball – Feitiço de projétil de nível intermediário (Ash Sulphurous, Black Pearl)
Sleep - Nem todos os inimigos são realmente mal e merecedor de aniquilação. Às vezes difícil enfrentar monstros em desvantagem numérica. enviar seus inimigos para a terra de sono com o canto de “Duerme”.
(2 Spider Silk e Ginseng)
Protection - serve para proteger o mago e todos os companheiros do ataque de seus inimigos. Tal protecção nem sempre é eficaz, mas pode ser de grande utilidade (Sulphurous Ash, Ginseng, e Garlic)
Exit - Este encantamento é apenas uma das formas medianas de teletransporte. Retira o grupo da dungeon. (Blood Moss, Spider Silk e Sulphurous Ash)
View - fornece uma visão mística de toda a terra dentro do intervalo de um feitiço simples Blink. Basta misturar os reagentes e falar o nome da região por meio do qual você viaja. ( Nightshade e Mandrake Root)
Undead - Desde a vinda do malvado feiticeiro Mondain, as terras de Britannia ter sido atormentado pelo retorno de criaturas já mortas.
NÍVEL MÉDIO AVANÇADO (20 MP)
Dispel – Dissipa campos mágicos (Ash Sulfurous, Black Pearl, Garlic)Energy Field - Existem quatro tipos de campos de energia conhecidas para o praticante das artes místicas: Sleep, Poison, Fire e lightning. só são eficazes em áreas fechadas. (Ash Sulphurous, Spider Silk, Black Pearl).Iceball – O segundo mais potente arsenal ofensivo de um Mago. O sangue da vítima vai congelar como se fosse pleno inverno. (Mandrake Root, Black Pearl)
Quickness* - Um dos períodos mais imprevisíveis e potentes feitiços. Quando lançado durante a batalha, o feitiço vai aumentar a destreza natural de companheiros a duas vezes sua agilidade normal (Sulphurous Ash, Ginseng e 2 Blood Moss)
Negate - Toda
a magia cessará imediatamente salvar o encantamento da própria negação, que se
manifesta pela visão de um brilhante "N" que paira diante de seus olhos. ( Garlic, Mandrake root,
Sulphurous Ash)
NÍVEL AVANÇADO (25 A 45 MP)
Jinx - Traz confusão fazendo inimigos lutarem uns com os outros. (Black Pearl, Nightshade e Mandrake Root)
Kill - o mais poderoso dos encantos de mísseis. Ele é o favorito dos bruxos do mal e seu uso é proibido pela maioria dos professores das artes místicas. Extremamente difícil, ao falar o nome verdadeiro da vítima resta-lhe 7 batimentos cardíacos.
(Nightshade, Black Pearl)
Tremor - magia muito potente, de fato. A própria terra vai tremer sob os pés dos inimigos e eles vão voar em terror, salvo aqueles que são engolidos completamente pelo chão (Sulphurous Ash, Blood Moss e Mandrake Root)
Gate Travel* -
Poderoso encanto de teleporte utilizando os Moongates. Deve-se falar o nome das luas quando os reagentes são
misturados . (Tem sido uma longa tradição
entre os praticantes das artes místicas para guardar zelosamente o segredo dos
componentes do feitiço)
Resurrect* - Não existe o meio de trazer de volta um companheiro da terra dos mortos - não como um ser profano, uma vez morto - mas como uma criatura viva, de carne e sangue de volta à vida, ainda que em uma condição extremamente enfraquecido respirando. Extremamente desgastante
Locais onde pode comprar reagentes: Moonglow, Skara Brae, Paws e Bucaneers's Den |
INDO NAS DUNGEONS
Dungeons tem coisas escondidas, como em Phantasy Star
fica a dica de comprar tochas nas Guilds Shops (Vesper) e gravar o caminho.
Preparar a magia Up e Down também é útil.
CAMPO DE BATALHA
O sistema de Batalha lembra D&D: Warriors of the Eternal Sun de Mega Drive. A cada turno, cada personagem seleciona um alvo para seu ataque. para fuga, basta sair da tela com todos os personagens.
O comum é encontrar orcs e esqueletos. Orcs podem estar sendo liderados por Trolls que arremessam perigosos projéteis. Os inimigos humanos típicos são piratas e magos negros. Os magos podem ser acompanhados por Esqueletos conjurados por eles. É comum as pontes serem guardadas por grupos de Trolls. Gazers (Beholders genéricos) e Ettins são osso duro. Beholders e Balrons (Demônios amarelos) te botam pra dormir com raios.
O comum é encontrar orcs e esqueletos. Orcs podem estar sendo liderados por Trolls que arremessam perigosos projéteis. Os inimigos humanos típicos são piratas e magos negros. Os magos podem ser acompanhados por Esqueletos conjurados por eles. É comum as pontes serem guardadas por grupos de Trolls. Gazers (Beholders genéricos) e Ettins são osso duro. Beholders e Balrons (Demônios amarelos) te botam pra dormir com raios.
Dicas básicas:
- Antes de qualquer viagem, compre comida, 200 foods pra ficar tranquilo.
- Compre armas de projéteis como Sling e o Bow que possui mais alcance. Use Ready para mudar quando estiver perto. O Magic Axe voa e volta à sua mão.
- Compre armas de projéteis como Sling e o Bow que possui mais alcance. Use Ready para mudar quando estiver perto. O Magic Axe voa e volta à sua mão.
- Você pode esperar um inimigo atrás de uma pedra para quando chegar o
inimigo, ataca-lo na diagonal. Os shepherds são os melhores pra contornar as pedras do cenário, e atacar no vão entre pedras.
- Usando a opção New Order, vá colocando os personagens mágicos ou de projéteis de longo alcance atrás.
- Mire no possível líder inimigo, o golpe pode eliminar quem estiver no caminho.
- Nos navios você pode lançar um ataque antes de entrar em combate direto.
Bem, acho que já exaurimos este tema, no post seguinte trataremos do Mundo de Britannia.
- Usando a opção New Order, vá colocando os personagens mágicos ou de projéteis de longo alcance atrás.
- Mire no possível líder inimigo, o golpe pode eliminar quem estiver no caminho.
- Nos navios você pode lançar um ataque antes de entrar em combate direto.
Bem, acho que já exaurimos este tema, no post seguinte trataremos do Mundo de Britannia.
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